Orgulho e preconceito
Editora: Martin Claret
Autor: JANE AUSTEN
ISBN: 8572326308
Número de páginas: 316
O romance retrata a relação entre Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy na Inglaterra rural do século XVIII. Lizzy possui outras quatro irmãs, nenhuma delas casadas, o que a Sra. Bennet, mãe de Lizzy, considera um absurdo. Quando o Sr. Bingley, jovem bem sucedido, aluga uma mansão próxima da casa dos Bennet, a Sra. Bennet vê nele um possível marido para uma de suas filhas. De fato, ele parece se interessar bastante por Jane, sua filha mais velha, logo no primeiro baile em que ele, as irmãs e o Sr. Darcy, seu amigo, comparecem. Enquanto o Sr. Bingley é visto com bons olhos por todos, o Sr. Darcy, por seu jeito frio, é mal falado. Lizzy, em particular, desgosta imensamente dele, por ele ter ferido seu orgulho na primeira vez em que se encontram. A recíproca não é verdadeira. Mesmo com uma má primeira impressão, Darcy realmente se encanta por Lizzy, sem que ela saiba do fato. A partir daí o livro mostra a evolução do relacionamento entre eles e os que os rodeiam, mostrando também, desse modo, a sociedade do final do século XVIII.
Esse romance me faz pensar em tantas coisas. Tantas pessoas sofrem pelo mesmo motivo, pelo preconceito seja lá qual for e pelo orgulho. No livro Lizzie é uma menina pobre com 4 irmãs e o maior sonho de sua mãe é que ela se case. Isso que é uma mãe que ama sua filha não? Quer ver a filha longe. Mas como o livro se passa em outra época, da para se entender o porque que a pobre Sra. Bennet quer que a filha se case.O livro já começa mostrar a diferença da sociedade, mostra o baile onde todas as moças tem que ir bem arrumadas, para os homens vê-las e quem sabe surgir um pretendente.
O Sr Darcy e seu melhor amigo Sr. Bingley chegam a cidade e vão a este baile, eles são muito ricos.Todas as moças se interessam mais de quem o Sr. Bingley vai gostar? Da Jane, irmã mais velha de Lizzie e Jane é a moça mais bonita da família Bennet. Lizzie logo se sente interessada por Darcy, mais ele com seu preconceito por pessoas pobres esnoba Lizzie.O livro vai passando e mostrar os problemas que Lizzie passa com Darcy, todo o orgulho e o preconceito que os dois tem entre si, que na verdade não deveria existir porque mesmo eles tendo essa grande diferença nada impediu eles de se apaixonassem.
Grandes intrigas acontecem, choros, brigas, desespero mas no final tudo se resolve. Jane se casa com o Sr. Bingley, Darcy deixa seu preconceito e orgulho de lado e se declara para Lizzie ( ALELUIA ). Lizzie por um momento diz não, mais no decorrer do livro se descobre perdidamente apaixonada por Darcy e diz a ele que o ama e que o aceita como esposo. Os dois se casam e ficam juntos vivendo o seu “conto de fadas”.É um livro maravilhoso assim como o filme.
Um dos meus prediletos, mostra que todos tem diferenças mas que elas podem ser superadas. A diferença de dinheiro, de cor, religião, nada disso importa , o que realmente importa é o sentimento que um sente pelo outro, porque se não fosse por ele, o mundo realmente estaria perdido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário